As Jornadas


A 5ª edição das Jornadas de Turismo (2023) do Instituto Politécnico de Tomar (IPT), pretende abrir espaço para uma reflexão sobre a oferta do setor de turismo, alimentação sustentável e bem-estar. A Organização das Nações Unidas (ONU) ressalta a valorização de uma alimentação saudável e sustentável, cuja promoção tem contribuído para que, tanto comunidades científicas, como sociedade civil invistam na garantia de uma produção e consumo de alimentos de forma sustentável, suficiente e capaz de assegurar a saúde e bem-estar da população mundial. Este contexto, tem conduzido para a procura de serviços de saúde e bem-estar e para comportamentos alimentares mais saudáveis e sustentáveis, acabando por influenciar o planeamento e a gestão dos destinos turísticos.

Neste sentido, as 5ªs Jornadas de Turismo, encontram-se organizadas em dois temas centrais:

1) Turismo, alimentação sustentável e bem-estar no Médio Tejo e no Mundo. A relação entre turismo alimentação e sustentabilidade demonstra             preocupação para com os impactos culturais e turísticos que esta dinâmica pode causar nos territórios.

                 2) Turismo, dieta mediterrânica e tradição: transformações e caminhos para o futuro (showcooking). A Dieta Mediterrânica encontra-se classificada como património cultural imaterial pela UNESCO e quando aliada ao turismo contribui para a valorização das tradições das comunidades locais.

Estas 5ªs Jornadas convidam a um momento de reflexão e debate com especialistas das temáticas (1) e 2), que se debruçam sobre o território, quer através de investigação sobre saúde pública e comunitária, dieta mediterrânica, quer através de projetos ligados à literacia alimentar, entre outros.  Ao mesmo tempo, convidam os participantes também para um contexto mais prático, através da atividade de showcooking e visita técnica ao Laboratório de Turismo do IPT no Convento de Cristo de Tomar.

Participe!

Programa


Receção - 15 de Dezembro de 2023


Receção aos Participantes
09h30
Sessão de Abertura
09h50
Filipa Fernandes, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Tomar
Henrique Pinho, Diretor da Escola Superior de Gestão de Tomar
Eunice Lopes, Diretora dos cursos de Licenciatura em Turismo e Gestão do Património Cultural e TESP em Gestão de Turismo do Instituto Politécnico de Tomar


Sessão Inaugural: Turismo, alimentação sustentável e bem-estar no Médio Tejo e no Mundo

MODERAÇÃO: Eunice Lopes, Instituto Politécnico de Tomar


10h20
Jorge Salgado Simões, Secretário Intermunicipal da CIM Médio Tejo
Marina Montezuma Vaquinhas, Especialista em Enfermagem de Saúde Pública, Familiar e Comunitária
Jorge Rodrigues, Coordenador Geral da Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte (ADIRN)
Magda Borges, Nutrição e Alimentação (Projeto LA&DMMT)
Matilde Silva, Nutricionista (Projeto LA&DMMT)


Debate


11h30

Sala O105

Organização: José Rodrigues, Instituto Politécnico de Tomar


Livraria e Papelaria Nova (Venda de Livros associados aos temas das V Jornadas de Turismo)
11h40

Café & I9ATION audiovisual: primeiros passos como guia (4 documentários produzidos por estudantes sobre sítios arqueológicos e históricos)

Apresentação: Alexandra Figueiredo, Instituto Politécnico de Tomar


SHOWCOOKING |Turismo, Dieta Mediterrânica e Tradição: transformações e caminhos para o futuro

Magda Borges e Matilde Silva


SHOWCOOKING| Turismo, Dieta Mediterrânica e Tradição: transformações e caminhos para o futuro
12h00
Almoço Livre
13h30

L-Tour (Convento de Cristo, Tomar)

Coordenação: Luís Mota Figueira, Instituto Politécnico de Tomar


Apresentação do projeto “Técnicas Decorativas na Arquitetura Manuelina: estudo de caso no Convento de Cristo de Tomar”
15h00
(Equipa L.tour com apoio da Direção do Convento de Cristo-DGPC, Professora Doutora Andreia Galvão e os Técnicos, Rui Ferreira, Elizabete Gameiro e Cidália Delgado)
Debate e Encerramento
17h00

Galeria






Organização


Eunice R. Lopes (eunicelopes@ipt.pt) |Coordenação


*Luís M. Figueira (lmota@ipt.pt)|Coordenação_Convento de Cristo de Tomar| L.Tour.ipt

*Alexandra Figueiredo (alexfiga@ipt.pt)| I9ATION audiovisual: primeiros passos como guia (4 documentários produzidos por estudantes sobre sítios arqueológicos e históricos)| Sala O105

*José Rodrigues (jose_rodrigues@ipt.pt)| Staff estudantes| Sala O105 

 

STAFF Estudantes (dia 15 de dezembro de 2023 - Auditório O106)

Licenciatura em Turismo e Gestão do Património Cultural (1º ano)

consta.jpg

Constança Marques

beatrizstaffaluno23.jpg

Beatriz Coelho

sergio silva.jpg

Sérgio Silva

Licenciatura em Turismo e Gestão do Património Cultural (2º ano)

joaolobostaff23.jpg

João Lobo

Licenciatura em Turismo e Gestão do Património Cultural (3º ano)

marinalda.jpg

Marinalda Jeremias

cTeSP em Gestão de Turismo (2º ano)

alice1.jpg

Alice Gonçalves

sofia viveiros.jpg

Sofia Viveiros

 

 

 

Inscrições Encerradas

<

Eunice Ramos Lopes

Professora Adjunta da Escola Superior de Gestão de Tomar no Instituto Politécnico de Tomar. Diretora dos Cursos de Turismo do Instituto Politécnico de Tomar.

Curso de Formação Avançada em Turismo pelo DEGEIT- UA. Doutoramento em Antropologia (Especialização em antropologia do turismo, política e imagens da Cultura e museologia) pela FCSH- UNL. Mestrado em Património e Museologia pela FCSH-UNL.

Membro da Unidade de I&D-TECHN&ART, IPT. Membro colaborador do CiTUR, IPL e do GOVCOPP, UA.

Membro do conselho editorial e científico de revistas académicas nacionais e internacionais e membro de comités organizadores e científicos de conferências internacionais de turismo.

Áreas de investigação: turismo, antropologia do turismo, gestão do património, museologia e desenvolvimento socioeconómico

 

Filipa Fernandes

Filipa Fernandes, vice-presidente  da câmara municipal de Tomar, eleita para o mandato 2021-2025, nasceu em 1983 e veio viver para Tomar quando tinha 5 anos.

Licenciou-se em Animação Socioeducativa na Escola Superior de Educação e pós-graduou-se em Património Cultural e Imaterial na Universidade Lusófona.

Enquanto estudava e após vários estágios curriculares na área social e cultural, coordenou e monitorizou campos de férias para crianças e jovens.

Em 2010, inicia a sua carreira na área da intervenção e ação social, com especial enfoque na intervenção sociofamiliar e prevenção de abandono escolar em fase precoce, bem como lecionando na sua área de formação.

Em 2014, começou a trabalhar na junta de freguesia urbana de Tomar, onde desempenhou funções de gestão na área social, cultural e educativa

Luís Mota Figueira

Professor Coordenador- Instituto Politécnico de Tomar, UD-Ciências Sociais. Membro: Integrado no GOVCOPP – Univ. Aveiro; Colaborador no Techn&Art – IPT; no CITUR – IPL; Geociências - Univ. Coimbra; Conselho Geral do Instituto Politécnico de Tomar; Conselho Científico da Escola Superior de Gestão de Tomar. Diretor do L-Tour.ipt – Laboratório de Turismo- Doutoramento em História da Arte (Univ. Coimbra) - Pós-Doutoramento em Turismo, (Univ. Aveiro) - Diretor Técnico do Museu Agrícola de Riachos e Casa Memorial Humberto Delgado-Brogueira, Torres Novas. Investiga em Turismo, Roteirização, Património Cultural, História da Arte, Museologia/ Museografia. Publicou, entre outros: Manual para Elaboração de Roteiros de Turismo Cultural (2013); Apresentação - Interpretação Patrimonial em Turismo (2018), em http://www.cda.ipt.pt; Igreja de Nossa Senhora da Graça – Sé Catedral da Cidade da Praia da Ilha de Santiago-Cabo Verde: Subsídios para um Guia de Visita e Interpretação (edição 2019 do IDECI, sob original de 2008), em http://ideci.pt/ .

José Rodrigues

Doutor em Novos Recursos em Turismo pela Universidade de Salamanca. Tem várias publicações e comunicações em congressos nacionais e internacionais no âmbito do turismo sénior e no domínio do desenvolvimento, planeamento, turismo e territórios do interior. Vasta experiência profissional na área do Turismo e Direção Hoteleira. Atualmente é membro da equipa de Investigação para a elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento Turístico do Concelho de Vila de Rei, Investigador no projeto Estação Náutica de Avis, Membro da equipa de Investigação para a definição e Operacionalização do Quadro Metodológico para Recolha e Análise de Dados Estatístico |Rede Aldeias Históricas de Portugal. Investigador colaborador do CITUR e do CICS.NOVA.UÉvora.

Jorge Salgado Simões

Secretário Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo desde 2023, é geógrafo, mestre em Sociologia, especialização em Cidades e Culturas Urbanas, pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Foi professor de geografia, técnico superior e dirigente do Município de Torres Novas entre 2002 e 2022. Entre os cargos desempenhados foi chefe de divisão e diretor de departamento das áreas de educação, desporto, cultura e turismo, tendo coordenado vários projetos nestes domínios, incluindo parcerias de cooperação europeia nos programas Europa para os Cidadãos, Aprendizagem ao Longo da Vida, CERV e Erasmus+.  

Magda Borges

Técnica Superior no projeto Literacia Alimentar&Dieta Mediterrânica no Médio Tejo na Adirn - Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte desde fevereiro de 2023. Formadora no IEFP desde 1997. Mentora e CEO da marca Personal Food Trainer registada em 2018 prestando serviços no âmbito da gestão e orçamentação alimentar, reeducação de hábitos de consumo alimentar e coaching alimentar. Consultora em certificação Agro-Industrial e Sistema HACCP desde 2000. Consultora em Alimentação e Suplementação Natural desde 2010. Licenciada em Engenharia Alimentar pelo Instituto Politécnico de Coimbra e Pós-Graduada em Nutrição Clínica pela Universidade Europeia, Licenciada em Engenharia Agro-Alimentar, Especialização em Laticínios, Especialização em Horto Frutícolas pelo Instituto Politécnico de Coimbra. Nos 30 anos de carreira profissional desempenhou várias funções relacionadas com os Sistemas Alimentares nomeadamente em Controlo de Qualidade Alimentar, Controlo de Produção Alimentar, Certificação e Implementação Agro-Industrial, Auditoria e Fiscalidade Alimentar, Distribuição e Logística Alimentar.

Marina Montezuma Vaquinhas

Marina tem mestrado em Saúde Escolar (2006) pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Título de Especialista na Área de Enfermagem (2013). Curso de Estudos Superiores Especializados em Enfermagem Comunitária (1999), pela Escola Superior de Enfermagem Doutor Ângelo da Fonseca e Curso de Enfermagem (1988), pela ETE, Lisboa. Experiência profissional: Enfermeira Grau I na Maternidade Bissaya Barreto, Coimbra (1988-1992); Enfermeira no Centro de Saúde de São Martinho Coimbra, (01/1992-05/1993); Enfermeira no Centro de Saúde de Celas, Coimbra (05/1993 a 03/2001). Membro da Ordem dos Enfermeiros - Cédula Profissional Nº 2-E-22224.

É Docente na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra desde 2001.  Integra o Grupo de Trabalho do Observatório da Responsabilidade Social e Instituições do Ensino Superior (ORSIES), desde 2017.

Integra também desde outubro 2018, a Rede das Instituições do Ensino Superior para a Salvaguarda da Dieta Mediterrânica em articulação com a Universidade de Algarve (UA) e é desde 2021 membro da Comissão Coordenadora desta Rede.

Matilde Silva

Matilde Silva é licenciada em Dietética e Nutrição pela Escola Superior de Saúde de Leiria. Tem Pós-graduação em Nutrição, Alimentação Coletiva e Restauração pela Escola Superior de Tecnologia e Saúde de Coimbra. É Membro efetivo da Ordem dos Nutricionista- Cédula Profissional 4390N (de Maio de 2019).  Desde então exerce funções nas áreas de restauração coletiva abrangendo desde crianças em idade de berçário até à população mais sénior. tem também trabalhos publicados no âmbito do desperdício alimentar em cantinas escolares. Atualmente exerce funções na ADIRN enquanto nutricionista no Projeto Literacia Alimentar & Dieta Mediterrânica no Médio Tejo. 

Alexandra Figueiredo

Doutorada em Pré-história e Arqueologia, pela Universidade do Porto. 

Professora e conselheira geral no Instituto Politécnico de Tomar. 

Responsável pelo Laboratório de Arqueologia e Conservação do Património Subaquático e Diretora do Centro de Gestão e Reserva de Dados e Bens Arqueológicos. 

Investigadora do Centro de Geociências da Universidade de Coimbra e do Centro de Ciências Históricas da Universidade Autónoma de Lisboa.

Coordena dois cursos de Pós-graduação: Arqueologia, Gestão e Educação Patrimonial e Arqueologia Subaquática.

Responsável por diversos projetos nacionais e internacionais em Arqueologia e Património e é autora de mais de 100 artigos e obras nacionais e internacionais. 

Editora da Separata da Revista Atlanticus, com designação ALL SEA e membro do conselho editorial e científico de outras revistas nacionais e internacionais

Docente do curso de Doutoramento na Universidade Autónoma de Lisboa/Instituto Politécncio de Tomar e colaborou no Doutoramento na Universidade de Salamanca/Universidade Autónoma de Lisboa. 

Representante na Comissão 4, do Union de Scienses Pré and Proto-Historiques internacional; Representante Nacional no Computers Applications in Archaeology; Representante Intitucional no Arcland Internacional Association. 

Carla Augusto

Técnica Superior na ADIRN - Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte, assume funções de assessora desde o ano de 2000.  
Licenciada em Conservação e Restauro – Variante Arqueologia da Paisagem pelo Instituto Politécnico de Tomar e Pós-Graduada em Ordenamento do Território e Planeamento Ambiental pela Faculdade de Ciências da Universidade Nova de Lisboa e Pós-Gradua em Gestão e Organização da Formação Profissional pelo ISLA de Leiria.            
Nos 24 anos de carreira desempenha várias funções relacionadas com a gestão e implementação de programas de financiamento no âmbito do desenvolvimento local e rural, nomeadamente análise de pedidos de apoio e pedidos de pagamento, implementação de ações de cooperação nacional e transnacional e de animação territorial. Assume ainda funções de coordenação pedagógica de ações de formação e ainda o cargo de gerente de uma empresa de promoção e comercialização de produtos agroalimentares e artesanato.